quarta-feira, 14 de julho de 2010

azulejos de Lisboa

Hoje tivémos almoçinho cultural. A I. também veio connosco e a PM foi-me mostrar uns painéis de azulejos que eu não conhecia e a Igreja de Santa Luzia

A Igreja de Santa Luzia é uma igreja localizada na freguesia de Santiago, em Lisboa. Junto à igreja, encontra-se o miradouro de Santa Luzia.

Esta igreja foi construída por cavaleiros da Ordem de Malta, durante o reinado de D. Afonso Henriques. A actual construção data do século XVIII, tendo sido remodelada após o terramoto de 1755. A planta da igreja é em cruz latina.


Lateralmente, possui dois painéis de azulejo representado cenas da tomada de Lisboa aos Mouros e a Praça do Comércio.

Os azulejos que se encontram nos muretes e conversadeiras do jardim são presumivelmente contemporâneos da igreja (2ª metade do século XVIII), enquanto que os três painéis que se encontram na parede da igreja são do século XIX, realizados na fábrica da Viúva Lamego.




Representam, respectivamente o feito de Martim Moniz na Conquista de Lisboa (em cima), uma vista do Terreiro do Paço antes do terramoto (1755) (em baixo) e ainda uma representação de Santa Luzia (primeira imagem do post).





O miradouro de Santa Luzia é um dos locais privilegiados de Lisboa, de onde se pode apreciar uma vista inesquecível sobre Alfama e sobre a outra margem do Tejo.




Pormenor dos azulejos dos muretes e conversadeiras do jardim.




Clikem para ampliar.


Linda esta Lisboa que eu amo...

3 comentários:

  1. SUPERBE ! sempre fui fascinado por azulejos...

    ResponderEliminar
  2. Eu também gosto. Numa certa altura da minha vida trabalhei numa fábrica de azulejos a pintar painéis. Foi uma experiência que não durou muito, mas foi gira.

    ResponderEliminar
  3. Que bem! Transmite soberbamente a luz e a atmosfera que se vive neste espaço tão bonito.... assina: outra apaixonada por Lisboa e alfacinha de nascimento. Beijinhos

    ResponderEliminar